Museu Francisco Lacerda

Jornadas Europeias do Património|Partilhar Memórias

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Francisco de Lacerda (MFL) vai dinamizar um conjunto de atividades, entre sexta-feira (dia 21 de setembro) e domingo (dia 23 de setembro), cujo objetivo principal é o de sensibilizar a população para a importância da proteção e valorização do património. Na senda da temática definida este ano, pelo Conselho da Europa e União Europeia, “Partilhar Memórias” pretendemos que o passado nunca seja esquecido, fazendo com que a história se perpetue na nossa consciência e seja transmitida de geração em geração.

As comemorações terão início com visitas guiadas à igreja de Santa Bárbara, nas Manadas, onde os visitantes poderão conhecer a riqueza artística do interior deste monumento, de estilo barroco português, em espaço religioso, que é considerado um dos mais belos exemplares do país. As visitas destinar-se-ão, no dia 21 de setembro, às diversas instituições da ilha de S. Jorge e no dia 22 de setembro ao público em geral.

No domingo (dia 23 de setembro) e no âmbito da exposição temporária “Os Chavões: marcador de pão e histórias”, o MFL promoverá no seu espaço, pelas 17.30m, uma Tertúlia, com o Senhor Clímaco Ferreira da Cunha, bem como uma demonstração da construção de chavões, com o artesão Rui Teixeira, reavivando-se assim a memória, deste importante espólio da história do povo de S. Jorge, relacionado com as festas em honra do Divino Espírito Santo e, ainda, prestando homenagem a todos os artesãos que ao longo de muitos anos os construíram.

De referir ainda que todas as iniciativas têm entrada gratuita nos espaços museológicos do MFL.

Categoria
Data Inicial
2018-09-21
Data Final
2018-09-23
Hora Inicial
10:00
Hora Final
20:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks