Museu Francisco Lacerda

“Maria Machado, a lutadora das letras”.

Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus 2017, o Museu Francisco de Lacerda, inaugura a exposição “Maria Machado, a lutadora das letras”.

Maria Machado nasceu em 1890 na Ribeira Seca, na ilha de São Jorge. Foi professora primária de profissão, pelo que dedicou a sua vida à instrução de crianças e adultos. Nos anos 30, após a sua mudança para Lisboa, tornou-se num membro notável do Partido Comunista Português, tendo combatido a ditadura salazarista na clandestinidade. Durante estes duros anos, Maria Machado continuou a sua obra de ensino a trabalhadores analfabetos e de implantação de bibliotecas em comunidades desfavorecidas. Por sua iniciativa foi criada a Biblioteca da Sociedade Filarmónica União Popular da Ribeira Seca nos finais dos anos 40, cujo trabalho foi perpetuado por António Dias.

A acompanhar a inauguração da exposição estará patente uma homenagem a António Dias, em honra da doação da sua biblioteca pessoal ao Museu Francisco Lacerda, bem como uma curta de teatro intitulada "A Rubina", realizada pela Associação Grupo de Teatro Iuventute Virtutis.

Data Inicial
2017-05-18
Data Final
2017-10-20
Hora Inicial
20:00
Hora Final
17:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks