Museu Francisco Lacerda

Junho 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

FUSO INSULAR: São Jorge

FUSO INSULAR 2023  || Extensão São Jorge
 

O FUSO INSULAR celebra 5 anos de atividade nos Açores e testemunha a maleabilidade do vídeo como ferramenta criativa e crítica, instrumento acessível e importante para a reflexão sobre os tempos que vivemos.
Depois de apresentar ao público de São Miguel uma programação tão eclética quanto o são as linguagens que dão corpo à videoarte, a Mostra de Videoarte dos Açores regressa à ilha de São Jorge pelo 2º ano consecutivo.
No dia 18 de novembro, sábado, às 21h00, no Museu Francisco de Lacerda, será apresentada a sessão dedicada ao Laboratório Imagem em Movimento – programa de  residência criativa do FUSO INSULAR, com entrada gratuita.
Oito artistas - açorianos ou que vivem nos Açores, participaram do Laboratório Imagem em Movimento em 2023. Anita Nemet (São Miguel), Carolina Rocha (Terceira), Elliot Sheedy (São Miguel), Fernando Nunes (São Miguel), Gustavo Fernandes (Corvo), Luís P Brum (Terceira/São Miguel), TAT (São Miguel) e Tiago Correia (São Miguel) apresentam uma coleção de narrativas, em vídeos que exploram diversas linguagens - a performance, a dança, o cinema experimental, a fotografia, a literatura e as artes digitais – e trazem nas suas criações a diversidade do panorama artístico açoriano.

Laboratório Imagem em Movimento 2023

Durante três meses, em pleno verão açoriano, os participantes do Laboratório 2023 - Anita Nemet, Carolina Rocha, Elliot Sheedy, Fernando Nunes, Gustavo Fernandes, Luís P Brum, TAT e Tiago Correia - mantiveram encontros com os artistas Daniel Blaufuks e André Laranjinha para, em conjunto, refletirem sobre a imagem em movimento enquanto expressão artística transversal a todas as práticas. Escreveram guiões, captaram imagens e sons, aventuraram-se por ilhas de edição, em busca de como contar uma história, a sua história. E o resultado são filmes que transitam entre territórios físicos e afetivos, com um olhar poético, mas também crítico, da sociedade em que vivemos.

A 4ª edição do Laboratório Imagem em Movimento apresenta uma coleção de narrativas, em vídeos que exploram diversas linguagens - a performance, a dança, o cinema experimental, a fotografia, a literatura e as artes digitais - trazendo nas suas criações a diversidade do panorama artístico açoriano.

 

FUSO Insular – Mostra de Videoarte dos Açores é uma produção Duplacena | Horta Seca; financiada por Governo dos Açores, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Institut Français du Portugal no âmbito do programa MaisFrança; com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, A Ponte Norte - Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande - EDA Renováveis - Câmara Municipal da Ribeira Grande; Câmara Municipal do Corvo; coprodução do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e parceria do Museu Carlos Machado, Museu Francisco de Lacerda, Museu de Santa Maria e Oficina D’Angra Associação Cultural.

Categoria
Data Inicial
2023-11-18
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks