Museu Francisco Lacerda

Conferência: Presença Açoriana no Sul do Brasil

O Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e dos Assuntos Culturais, promove a realização de uma conferência sobre a presença açoriana no sul do Brasil, no Museu Francisco de Lacerda no dia 15 de novembro, pelas 20h30.

 

As conferências na ilha do Pico e de São Jorge, dedicadas às comemorações dos 275 anos da presença açoriana em Santa Catarina e dos 270 anos da presença açoriana no Rio Grande do Sul, contam com as intervenções e contributos do Professor Sérgio Luiz Ferreira, presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, e de Viviane Peixoto Hunter, presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul. Para além dos conferencistas, marca também presença nestas sessões o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

 

O Brasil foi o primeiro grande destino da emigração açoriana, impulsionado pela necessidade de povoar os territórios mais a sul do país.

A primeira leva de açorianos com destino ao estado de Santa Catarina partiu do arquipélago em outubro de 1747. Menos de três meses depois, a 6 de janeiro de 1748, chegaram à Ilha de Santa Catarina. O desembarque desses açorianos viria, porém, a ser realizado somente a 22 de fevereiro de 1748. Poucos anos depois, deu-se uma grande leva de açorianos para o território onde hoje é o Rio Grande do Sul. Estima-se que entre 1748 e 1752 tenham migrado para o sul do Brasil cerca de 6.500 açorianos.

Os dois estados apresentam atualmente, no seu quotidiano e no das suas gentes, um forte legado e presença açoriana, influência que se reflete na cultura, gastronomia, arquitetura ou religião.

Categoria
Data Inicial
2022-11-15
Data Final
2022-11-15
Hora Inicial
20:30
Hora Final
23:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks