Museu Francisco Lacerda

Ultramar na Pele - Apresentação de livro

No próximo dia 7 de novembro o Museu Francisco de Lacerda (MFL) irá apresentar o livro “Ultramar na Pele” pelas 16 horas no auditório do MFL, com a presença de um dos seus autores, Diana Gomes.

O livro “Ultramar na Pele”, da autoria de Diana Gomes e Rui Caria, foi editado em 2020 pelo Instituto Açoriano de Cultura e reflete uma abordagem inovadora no âmbito da história da Guerra do Ultramar, onde combina as tatuagens realizadas no além-mar durante a guerra colonial e as memórias associadas por quem as “veste”. Em momentos de saudade e incerteza, estes jovens de outrora pretenderam imortalizar as suas memórias e emoções, por amor ao seu pelotão, aos sítios onde combatiam e às suas mães.

A apresentação deste livro em São Jorge permitirá homenagear os jorgenses que partiram para lutar em prol de terras, por eles, desconhecidas. Trata-se de uma geração de idade avançada, cujas vivências são de registo fundamental.

 

Natural dos E.U.A., Diana Gomes é tatuadora de profissão no estúdio “Poison Tattoo & Boby Piercing” na Praia da Vitória, onde partilha a sua paixão pela arte de tatuar com o seu marido. Em 2005 faz uma formação de body piercer, mas rapidamente se dedica à tatuagem, participando em diversas convenções de tatuagens nacionais e internacionais.

Rui Caria, nascido na Nazaré, é atualmente fotojornalista para diversos jornais nacionais e internacionais, sendo também correspondente da SIC nos Açores desde 2006. A sua dedicação à fotografia e à fotorreportagem é internacionalmente reconhecida através de grandes editores, como a National Geographic, Leica Fotografie Internacional, Getty Images, entre outros. Para além de inúmeras participações em concursos fotográficos internacionais, venceu em 2019 o primeiro prémio do Sony World Photography Awards, National Awards.

 

Uso de máscara obrigatório, considerando tratar-se de um evento cultural num espaço fechado.

 

Tipo: Apresentação de livro.

Local: Auditório Museu Francisco de Lacerda.

Data: 7 de novembro, pelas 16h00.

Categoria
Data Inicial
2021-11-07
Hora Inicial
16:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks