Museu Francisco Lacerda

O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada - O Património em Diálogo com a Sociedade

O livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre a história do património cultural do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada, fundado em 1541. É nesta antiga casa monástica que se venera a célebre Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Ecce Homo, que possibilitou que o mosteiro seja uma referência única no panorama nacional e regional.
Foi o propósito da investigação, revelar e valorizar o património cultural deste complexo monacal, procurando perceber o modus vivendi das religiosas Clarissas, num percurso pelos séculos, materializado em espaços e objetos, realizando a sua interpretação e valorização, quer nos seus aspetos funcionais, quer devocionais. Na dimensão devocional, realça-se a devoção à Imagem do Senhor Santo Cristo, através do seu tesouro, de objetos e rituais que lhe estão associados, porque a Imagem congrega os açorianos das ilhas e das comunidades emigrantes, gerando um conjunto de ritos individuais e coletivos.
O autor realiza uma reflexão sobre este imóvel a partir de fontes de arquivo nunca antes estudadas, com o objetivo de colocar o património em diálogo com a sociedade, através de uma proposta de musealização de alguns espaços e objetos.

Categoria
Data Inicial
2021-08-06
Data Final
2021-08-06
Hora Inicial
21:00
Hora Final
23:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks