Museu Francisco Lacerda

Oficinas de verão | MFL

A pensar nas férias de verão, o Museu Francisco de Lacerda preparou um conjunto de oficinas criativas para crianças e jovens. Nestas oficinas, o espaço do museu será palco para darmos largas à imaginação – cruzar curiosidade com experimentação e desencadear momentos de descoberta e aprendizagem, aliados à boa disposição do verão.

As oficinas de verão são compostas por quatro atividades e destinam-se a grupos de crianças, jovens (5 aos 14 anos) e com deficiências.

 

Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia:
295416232 // museu.flacerda.info@azores.gov.pt 

 

Oficina I - sob o efeito do sol

No pátio do museu, surgem muitas sombras. Vamos procurá-las, descobrir o que acontece sob o efeito do sol, brincar com elas e criar novas composições.
Deixamo-nos encantar por estas descobertas de luz e sombra – o pequeno transforma-se em grande, encontramos novos contornos, linhas e formatos que se alteram, e se seguirmos estas linhas, o que acontece?

 

Oficina II - Mobile [mobĭle (latim), móvel] com latas de atum apelando à industria conserveira.

Vamos brincar com o som e o movimento. O que estará implícito nestes? Corpos, meio, vibração e tempo?  A partir de latinhas de atum, apelando à indústria conserveira, vamos criar mobiles sonoros que vão refletir o meio envolvente como um género de espelho de luz e de som.

 

Oficina III - Quem somos?

Nesta oficina, convidamos as crianças a retratar os seus colegas. De um lado, temos olhos atentos e mãos que desenham. Do outro, algo novo, único.

Neste momento, vamos procurar o outro, perceber diferenças e semelhanças e encontrar a beleza de ambas, partilhando impressões e construindo vínculos entre nós.

 

Oficina IV - A natureza que dá tinta

No nosso acervo, encontramos cores que têm origem na natureza. Nesta oficina, voltamos a ela para procurar e criar cores. Com plantas e alimentos, que encontramos nas nossas casas, vamos preparar tintas naturais:  manipular, explorar e descobrir novas possibilidades ao visualizar as cores, cheiros e texturas que se formam.

Data Inicial
2021-07-01
Data Final
2021-07-31
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks