Museu Francisco Lacerda

Exposição Virtual - “RMCVA 2020: O mar enlatado”

               A exposição “O mar enlatado” estará integrada na exposição virtual coletiva de 2020 da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores (RMCVA), cuja temática será a “Água”. A exposição coletiva virtual irá de encontro à temática “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” ao possibilitar a viagem do utente às coleções museológicas açorianas, do Corvo a Santa Maria.

O futuro Museu Francisco de Lacerda será instalado, em 2020, numa antiga fábrica de conservas de atum, como tal terá um núcleo museológico dedicado a esta temática, o qual será composto por três salas: A pesca do atum: artes e sustentabilidade; A laboração industrial; As conservas: de São Jorge para o mundo.

Ao partirmos de diversas máquinas industriais pertencentes à antiga Sociedade Corretora, Lda., na ilha de São Jorge, abordaremos a arte de pesca de salto e vara, fundamental à pesca do atum, a transformação do peixe em contexto fabril e a influência desta indústria na comunidade. Na primeira metade do século XX, a indústria conserveira foi um dos motores de desenvolvimento económico e social de pequenos núcleos populacionais no arquipélago.

Tipo: Exposição virtual disponível no site da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores.

Público-alvo: Todas as idades.

Coordenação: Virgínia Reis.

Equipa: Virgínia Neto e Alexandra Gomes.

 

Data Inicial
2020-05-18
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks