Museu Francisco Lacerda

Concerto "Do Povo para o Povo"

Na próxima segunda-feira, dia 1 de agosto, pelas 21h00, o Museu Francisco de Lacerda recebe o concerto “Trovar o Povo”, por João Francisco Távora e Jorge Luís Castro.

Trovar o Povo é um ensemble musical de dois jovens músicos portugueses, especializados em música antiga e com relevante atividade em Portugal e no estrangeiro. Este projeto tem por objetivo principal lutar contra o esquecimento do repertório etnográfico devolvendo-o ao público num ato artístico, fiel e educativo, partindo do folclore para retomar às suas origens como uma memória que ganha vida e se reconcretiza.

No programa “Do Povo para o Povo” propõe-se apresentar um concerto que parte das recolhas etnográficas do folclore português, interpretando e reinventando-as num novo objeto artístico que une a interpretação etnográfica e histórica à criação e recriação musical. Para isso o projeto conta com a voz de Jorge Luís Castro para interpretar a palavra do povo, a flauta de bisel de João Francisco Távora para relembrar a sonoridade dos instrumentos solísticos e o adufe de Jorge Luís Castro para reavivar os ritmos e as danças do ambiente sonoro português. Será feito um pequeno comentário, entre cada um dos capítulos, de forma a situar histórica e etnograficamente a variedade ritualística da cultura tradicional portuguesa.

A entrada é gratuita.

Categoria
Data Inicial
2022-08-01
Data Final
2022-08-01
Hora Inicial
21:00
Hora Final
22:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks